Do programa RegWAS LAC a um movimento de transformação global.
É responsabilidade dos governos de todo o mundo implementar políticas públicas sólidas e estáveis para garantir o acesso universal aos serviços de abastecimento de água e de saneamento, essenciais à saúde pública, à qualidade de vida dos cidadãos e ao desenvolvimento sustentável.
Os efeitos das alterações climáticas, com impactos relevantes nestes serviços, tornam esta tarefa ainda mais desafiante.
Histórias de sucesso mostram que as autoridades com funções regulatórias são agentes chave de mudança na implementação efetiva dessas políticas públicas e na melhoria da prestação dos serviços.
Para isso, são necessárias instituições regulatórias fortalecidas e uma institucionalidade estável e em linha com os desafios.
O movimento WaterGov
O movimento WaterGov surge como resposta a esses desafios, visando apoiar a implementação de processos de fortalecimento da regulação dos serviços de água e saneamento, bem como da institucionalidade do setor, através de um conjunto de iniciativas que se complementam entre si.
É um resultado do Programa RegWAS LAC para a melhoria das políticas públicas e da regulação dos serviços de água e saneamento na América Latina e do Caribe. Este programa teve início em 2020, através da colaboração estratégica entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Centro Internacional da Água de Lisboa (LIS-Water) e a Associação de Entes Reguladores de Água e Saneamento das Américas (ADERASA), com o apoio do Governo de Portugal.
Com base nesta experiência bem sucedida, nos produtos desenvolvidos, na rede de colaboração estabelecida e no elevado potencial de escalabilidade e sinergias, os promotores conceberam as iniciativas WaterGov para catalisar um movimento para alcançar um impacto transformacional em escala.
Uma abordagem
integrada para a
governança da água.