Perguntas frequentes

watergov

Quanto tempo demora em média a aplicação do Benchmark WaterGov?

Varia de caso para caso, considerando o nível de maturidade do setor e da regulação no país, a disponibilidade de informação e da documentação requerida e da equipa alocada ao processo. Em termos indicativos, estima-se que o processo possa demorar cerca de 2 a 3 meses a ser concluído.

Que apoio técnico posso ter durante o Benchmark WaterGov?

Pode obter apoio técnico especializado da equipa Benchmark WaterGov em todas as fases do processo, incluindo a organização e a mobilização, o diagnóstico, a definição do plano de ação, a implementação do plano de ação e o seguimento da sua execução. Este apoio inclui uma capacitação inicial, o acompanhamento e esclarecimento de dúvidas e a assessoria técnica especializada. A equipa técnica de apoio é formada por especialistas da LIS-Water e do BID, nos casos em que se aplica.

Quanto custa implementar o Benchmark WaterGov?

É necessária uma avaliação caso a caso para avaliar o custo total do processo Benchmak WaterGov, bem como eventuais mecanismos de financiamento ou subsídios que podem ser aplicados em cada país ou região, através de entidades parceiras de apoio ao desenvolvimento. Contacte-nos e receba uma proposta adaptada às suas necessidades.

Quando posso implementar o Benchmark WaterGov?

Pode iniciar em qualquer momento.

Que equipa tenho de afetar para implementar o Benchmark WaterGov?

O processo WaterGov requer a afetação de uma equipa comprometida e mandatada pela alta direção. Deve incluir um coordenador e um cocoordenador, que são os pontos de contacto com a equipa Benchmark WaterGov durante o processo. Deverá ainda organizar um grupo de trabalho multidisciplinar com participação dos vários departamentos da entidade.

Como se garante a fiabilidade dos resultados?

Existem vários mecanismos para assegurar a fiabilidade dos resultados. A equipa Benchmark WaterGov revê e analisa as respostas dadas a cada questão, bem como os documentos ou links comprovativos, verificando a sua consistência. Em alguns casos, pode ser solicitado apoio a especialistas locais para auxiliar no processo de revisão e validação da informação. Ressalta-se que a avaliação pretende minimizar a possível subjetividade das respostas, por três formas: 1. A inclusão de meios de verificação das respostas, 2. O apoio de especialistas locais; e, 3. Reuniões do grupo de trabalho do regulador com a equipa Benchmark WaterGov para acompanhamento do processo de autoavaliação.

Com quem poderei fazer benchmark?

Poderá comparar os resultados da sua avaliação com o modelo referencial Benchmark WaterGov construído com base em boas práticas internacionais e com outras entidades e países que tenham também aplicado o Benchmark WaterGov.

É assegurada a confidencialidade da minha informação?

Sim. Toda a informação sensível será considerada confidencial, sendo que apenas serão publicados resultados estatísticos de tendências sem identificação do regulador ou território, a menos de manifestação de vontade em contrário.

Os meus dados estão protegidos?

Sim, todos os dados carregados na plataforma Benchmark WaterGov são seguros e regidos pela nossa Política de Privacidade.

Como posso saber mais ou iniciar o Processo Benchmark WaterGov?

Para saber mais ou iniciar o processo deve contactar a LIS-Water através do envio de mensagem aqui. Poderá ainda contactar através do email lis-water@lis-water.org ou de um representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento no seu país (se aplicável).

Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.